Como fazer um bom negócio na hora de comprar um imóvel usado

Como fazer um bom negócio na hora de comprar um imóvel usado 11/02/2021

A compra de um imóvel usado gera muitas dúvidas. A maioria das pessoas leva anos para financiá-lo e vai passar um longo período por lá. Pode ser ainda que o objetivo seja investimento, de toda forma é uma escolha que deve ser muito bem pensada. Por isso, separamos dicas para você tomar a decisão com mais embasamento.

Como saber se você está fazendo um bom negócio ou está entrando em uma enrascada ao comprar um imóvel usado?
São muitos fatores a se levar em consideração, então os separamos em 3 blocos: aspectos físicos, financeiros e legais. Veja mais sobre cada um deles para você colocar na balança e decidir se vale a pena investir no imóvel que você separou.

Aspectos físicos

– Estado de conservação
Muita gente tem surpresas desagradáveis na compra de imóveis usados por não perceber seu real estado de conservação. É preciso fazer uma análise cuidadosa quanto a parte elétrica e hidráulica do imóvel, denunciada pela presença de mofo, infiltrações ou vazamentos, condições das torneiras e chuveiros. Vale a pena procurar um arquiteto ou engenheiro para fazer um relatório.
Veja também as possibilidades de reforma que o imóvel oferece para te trazer mais comodidade. Algumas construções não resistem a grandes mudanças e é preciso levar isso em consideração.

– Localização
Para ser viável no dia a dia, o imóvel deve contar com opções de comércio e serviços básicos por perto, além de ter fácil acesso ao trabalho dos moradores (caso trabalhem fora de casa).
Questões como rede de transporte, infraestrutura e segurança no bairro também devem ser observadas, tanto de dia quanto à noite.

– Tamanho
A metragem ideal do imóvel é aquela que mais se adequa ao seu estilo de vida. Mas é bom pensar a longo prazo, então se você pretende ter filhos é melhor contar com pelo menos um quarto a mais.


– Posição
Imóveis onde bate sol de tarde ficam muito quentes. Então, dê preferência para imóveis que recebem o sol no período da manhã, eles são mais confortáveis e mais valorizados.

– Áreas comuns
Locais de lazer, esporte e convivência são importantes, principalmente para quem tem criança. Então, se você estiver à procura de um imóvel dentro de condomínio pese as opções disponíveis.

Aspectos financeiros

– Valor total, da entrada e das parcelas
É preciso fazer um bom planejamento financeiro para não se apertar. Financie um imóvel no valor que você pode e com as condições mais favoráveis para o seu orçamento.
Vale a pena conhecer várias linhas de créditos para comparar as condições de financiamento.

– Condomínio
As parcelas do financiamento devem ser somadas com o valor do condomínio para estabelecer o que é viável pagar por mês.

– Valorização
Pensando no futuro, é importante saber se há grandes obras planejadas para aquela região onde o imóvel se encontra ou algo previsto que interfira demais na valorização do imóvel.

Aspectos legais

– Regularização
Tenha certeza sobre a regularização do imóvel. Toda a documentação precisa estar em dia e o contrato muito bem formalizado para você não cair em uma cilada.

– Taxas e impostos
Verifique se o proprietário deixou pra trás taxas e impostos, como IPTU e condomínios, entre outros débitos que podem recair sobre você.

Depois de analisar todos esses fatores, você terá mais condições de acertar na escolha do imóvel usado.

Na Imobiliária Quebec você encontra excelentes oportunidades de imóveis à venda.
Entre em contato com um de nossos consultores e feche um grande negócio!

Voltar