5 dúvidas mais frequentes sobrefinanciamento imobiliário

5 dúvidas mais frequentes sobrefinanciamento imobiliário 16/01/2021

Para realizar o sonho da casa própria muitas famílias recorrem ao financiamento imobiliário, mas na hora de tomar a decisão várias dúvidas passam pela cabeça das pessoas. Por isso, isso escolhemos as questões mais comuns para esclarecer nesta publicação.

A casa própria é o sonho da maioria das famílias brasileiras. Sair do aluguel e conquistar um patrimônio é um grande desejo, mas pouquíssimas conseguem reunir o valor necessário para comprar o imóvel à vista.
É aí que entra o financiamento imobiliário, uma forma de viabilizar esse projeto de vida. Com a taxa Selic baixa, o número de imóveis cresceu muito e tende a crescer mais.

O problema é que muita gente ainda fica com receio de buscar um crédito imobiliário e complicar suas finanças ou então fica em dúvida sobre a melhor forma de fazer isso e acabam adiando este sonho.

É natural ficar confuso sobre financiamento imobiliário, por isso escolhemos 5 pontos principais para tirar dúvidas e assim conseguir dar andamento ao seu plano.

1. Quais são as exigências para se fazer um financiamento imobiliário?
Em princípio qualquer pessoa pode obter crédito imobiliário desde que consiga se comprometer com o pagamento. Esse parâmetro varia quanto ao tipo de financiamento, mas os bancos geralmente adotam como padrão o máximo de 30% da renda mensal comprovada – ou seja, as parcelas do financiamento não podem ultrapassar a esta porcentagem da renda.

Além desse critério, as instituições financeiras podem exigir outros. Veja por exemplo as demais condições da Caixa Econômica Federal para conceder o empréstimo:

2. Quais documentos é preciso apresentar?
Em relação à documentação, depende do tipo de financiamento escolhido.
Se o financiamento for feito direto com a construtora é bem mais simples, geralmente basta apresentar um documento de identidade e CPF para liberação do crédito desde que você tenha as condições de compra exigidas. Isso costuma acontecer no caso de imóvel na planta ou em construção. Já se for um imóvel que dependa de financiamento bancário (geralmente imóveis prontos) é preciso cumprir com as exigências específicas da instituição financeira que envolvem mais burocracia para comprovar a situação de crédito. Mas com uma boa orientação isso não é nenhum bicho de 7 cabeças!

3. Qual é o valor da entrada?
Não é possível conseguir financiamento imobiliário para o valor total do imóvel.
É necessário que o comprador entregue no mínimo 10% do valor para dar de entrada, sendo que esta porcentagem pode ser maior dependo de onde será feito o financiamento.
Porém, se a pessoa não tiver condições é possível recorrer aos subsídios do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida para tentar custear esse valor.
Lembrando que em muitos casos o comprador pode usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS ) no financiamento desde que tenha contribuído por pelo menos 3 anos, não tenha outro financiamento imobiliário ativo, não seja proprietário de outro imóvel no mesmo município e esteja de acordo com os requisitos para liberação do crédito.

4. Quais são os tipos de financiamento imobiliário?
Hoje no Brasil há basicamente 4 tipos de financiamentos para compra, construção e reforma de imóveis.

A diferença entre eles vai desde a taxa de juros ao índice de correção e recursos que podem ser usados para pagar a dívida. A melhor forma de financiar o imóvel depende de vários fatores, mas seja qual for a modalidade escolhida é sempre indicado que o valor da prestação não supere a 15% o seu ganho mensal para não se complicar a longo prazo.

5. Qual é o prazo para quitar o financiamento?
Mais uma vez a resposta vai depende do tipo de financiamento.
Se for pela Caixa Econômica o prazo para pagamento poderá ser de 30 anos. Já nos demais sistemas de financiamento este prazo costuma ser menor, de acordo com cada instituição.

Se você também quer aproveitar as reduzidas taxas de juros para conquistar o seu imóvel converse com a gente. A Imobiliária Quebec reúne em seu portfólio casas, apartamentos e terrenos com condições facilitadas de financiamento. Entre em contato com um de nossos consultores e realize o sonho da casa própria.


Voltar