Como a alta do dólar influencia no mercado imobiliário brasileiro

Como a alta do dólar influencia no mercado imobiliário brasileiro 19/12/2020

O valor do dólar no Brasil disparou até valores nunca antes vistos. Mas você sabia que a alta do dólar favorece o mercado imobiliário no país? Acompanhe a leitura para entender como isso é possível.

Nos últimos anos, o setor imobiliário sofreu bastante com a crise econômica e excesso de oferta de imóveis. No entanto, a alta do dólar vem colaborando para sua recuperação.
É fato: o valor do dólar influencia diretamente todos os setores da economia no mercado brasileiro, sendo que sua alta resultou em encarecimento de uma série de produtos por aqui, prejudicando os negócios. No entanto, com o mercado imobiliário aconteceu o contrário. Confira os principais motivos que explicam como a alta favoreceu o setor.

Queda nos investimentos externos
Com o aumento do dólar os investidores do mercado nacional reduzem o poder de compra de ações no exterior e sua rentabilidade. Por isso, os investimentos no mercado tornam-se mais interessantes.

Cenário de instabilidade
A crise econômica pela qual o Brasil vem passando levou os investidores a procurarem aplicações mais seguras. E, neste quesito, os imóveis são considerados um dos melhores tipos de investimentos a longo prazo. É um patrimônio para toda a família que pode ser ainda mais valorizado com o tempo.

Interesse dos investidores externos
Quando o valor da moeda americana aumenta o poder de compra dos investidores estrangeiros também aumenta. Desta forma, eles se sentem mais estimulados e têm mais condições de adquirir um número maior de imóveis ou unidades melhores.

Queda dos preços dos imóveis
A alta do dólar acabou diminuindo a oferta de crédito e o poder de compra dos brasileiros. Parece contraditório, mas isso foi vantajoso para o mercado imobiliário nacional, pois como muitos imóveis ficam encalhados em um primeiro momento, as oportunidades de negócio tornam-se mais atrativas. Resultado: eles são adquiridos mais facilmente com o objetivo de valorização futura.

Além de toda a influência da alta do dólar no mercado imobiliário, não podemos deixar de comentar sobre o momento peculiar em que o mundo está passando por conta da pandemia. Com esta situação de isolamento social, muitas pessoas mudaram drasticamente seu estilo de vida e procuraram imóveis que condizem melhor com o seu “novo normal”. Por exemplo: famílias foram procurar moradia em cidades menores, profissionais que começaram a trabalhar em sistema home office se mudaram para imóveis maiores, que tenham mais espaço para viver bem e trabalhar, entre outras mudanças de vida.

Tudo isso somado à menor taxa de juros da história reaqueceu o mercado imobiliário e traz boas perspectivas para o setor.
Por isso, pode-se dizer que é um momento de grandes oportunidades no segmento imobiliário e que deve ser aproveitado. Então, se você está interessado em comprar ou vender imóveis procure uma imobiliária de sua confiança para aumentar suas chances de sucesso.

A Imobiliária Quebec tem em seu portfólio imóveis dos mais variados tipos, com especial destaque para a região de Ribeirão Preto, onde estamos sediados.


Entre em contato pelo meio de comunicação que você preferir e vamos fazer bons negócios!

Voltar